terça-feira, 28 de setembro de 2010

A civilização Romana "A crise do imperio e as migrações barbaras"

De origem discutida, ocupavam uma região chamada Germânia e se subdividiam em vários povos: borgundios, vândalos, francos, saxões, anglos, lombardos, godos e outros.Nos séculos IV e V os principais povos bárbaros se deslocaram em direção ao Império Romano, empurrados pelos Hunos que vinham do oriente, levando pânico e destruição aonde chegavam. Esse processo acabou por precipitar a fragmentação do império, já decadente devido a crise do escravismo e a anarquia militar.
Surgidos com a desintegração do Império Romano do Ocidente, os Reinos Romano-Germânicos ou Bárbaros não tiveram a mesma importância nem a mesma duração.Em sua maioria foram Reinos efêmeros, não possuindo organização administrativa eficiente, apesar do empenho de muitos chefes germanos em manter a forma de governo romana.
As populações romanizadas se recusaram a colaborar com os germanos. A língua, a religião, os costumes e, sobretudo, a forma de governo dos germanos e sua forma de organizar a sociedade, bem diferentes dos da população romana, funcionaram como obstáculos à fusão entre as duas sociedades: a romana e a germânica. Ainda que os chefes bárbaros procurassem evitar choque entre romanos e germanos - até mesmo porque os bárbaros geralmente representavam 5% da população de muitos Reinos - surgiram inúmeros problemas, inclusive pela criação de novos obstáculos à fusão, como a adoção do regime da personalidade das leis.

CONCLUSÃO

Depois de tanto crescer, a civilização romana não conseguem mais administrar o império. A maior potência do mediterrâneo entra em crise e é tomada por povos julgados por eles incivilizados. Os exércitos bárbaros eram eficientes no combate, devido à experiência guerreira dos soldados que protegiam o próprio Império Romano. Uma estratégia um tanto inteligente: incomporarem-se ao exercito romano como mercenários e mais tarde se usar disso para arrasar o império.
O processo das invasões bárbaras foi muito importante para que o Império Romano e seu conjunto de valores e tradições passassem por um processo de junção com a cultura germânica. Assim, a Idade Média, além de ser inaugurada pelo estabelecimento dos reinos bárbaros, também ficou marcada pela mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica, embora a população tenha se oposto, no início. Foi com estabelecimento das tradições dos bárbaros que o mundo feudal ganhou suas primeiras feições.


Fonte: Blog- aprendedo mais historia

Aluna: Elisa n:11 1anoA

3 comentários:

  1. Que fonte é esta? A Mayara apenas usou outras fontes originais. O blog dela é apenas uma fonte secundária. O correto é citar a fonte usada por ela e depois onde você leu, que no caso foi no blog dela. Entende?
    MAS HÁ UM PROPBLEMA GRAVE: VOCÊ COPIOU A CONCLUSÃO QUE ELA POSTOU NO BLO DELA COMO SE FOSSE SUA. ISTO É ROUBO INTELECTUAL.
    NÃO POSSO COMPACTUAR. seu coneito agora foi apenas 0,5.

    ResponderExcluir
  2. E o seu prof. foi 0,25 vc cometeu um erro gramatical. Vc escreveu coneito e o certo é conceito.
    As pessoas estão tão preoculpadas em corrigir os outros e não corrigem a si mesmas.

    ResponderExcluir
  3. "Coneito" foi apenas um erro de digitação , agora "preoculpadas" não existe e sim PREOCUPADA.

    A verdade é, que erramos quando não somos humildes para aceitar a critica.

    ResponderExcluir